PRÓLOGO
Vi e li com bastante
interesse esse livro “O MUNDO DOS TEXTOS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E ALUNOS
DO ENEM”, que ora vem a lume pelas mãos da
Prof.ª Dr.ª Luísa Karlberg, e que vem suprir uma lacuna tão gritante em nossas
escolas brasileiras: um livro de textos. Em verdade, trata-se de
uma coletânea em três volumes: I – Língua Portuguesa & Linguagem; 2 – Educação
& Comunicação; 3 – Língua & Sociedade.
Aqui, aprecio o Vol. I – Língua Portuguesa & Linguagem, com importantes textos que
compõem partes temáticas: Parte 1 – Língua Portuguesa; Parte 2 – Leitura & Escrita; Parte 3 –
Lingua(gem). Um conteúdo rico e de agradável leitura, que conduz o leitor a empreender viagens, realizar tarefas
do cotidiano, planejar ações futuras, avaliar e pensar sobre acontecimentos do
passado. Tudo isso são ações humanas constituídas pela linguagem e na linguagem.
Sabemos o quão difícil é, na atualidade,
motivar os jovens à leitura/escrita. Por isso, esses alunos tanto do Ensino
Fundamental quanto do Ensino Médio e mesmo Universitário têm apresentado, cada
vez mais, dificuldades nos processos de leitura e escrita. Isto se deve ao fato
de que eles apresentam um alto grau de desmotivação, e também devido estarem
inseridos em uma sociedade em que predomina a tecnologia, momento em que eles
não desejam criar, pensar, apenas copiar. E ler e escrever vão além dessas
simplistas e rotineiras tarefas.
A
Prof.ª Dr.ª Luísa Karlberg, nesta obra, trás textos magníficos, belas mensagens aos
leitores. Ela compreende que comunicar não é apenas um saber fazer, mas também um fazer crer, um fazer fazer. Nesse sentido, a língua não é somente um instrumento
de comunicação, ela é, também, um instrumento de ação sobre os espíritos, isto
é, uma estratégia que visa a convencer, a persuadir, a aceitar, a fazer crer, a
mudar de opinião, a levar a uma determinada ação.
A autora
propõe alternativas no que diz respeito à concepção de leitura, aponta um novo caminho e um novo jeito de
trabalhá-la, de diversas maneiras, tendo em vista mostrar que um texto pode ser
trabalhado de diversas maneiras criativas e funções diversificadas, dando ao
aluno a oportunidade de interagir não só com os colegas, mas com o próprio
texto, levando-o a questionar e questionar-se em relação as intenções do autor
em abordar um tema, levantar hipóteses, ter (ou não) um posicionamento crítico,
dentre outros aspectos.
Assim sendo, talvez não devêssemos
considerar um exagero afirmar que a fala, a escrita e a argumentação desta obra,
como aqui está posto, com assuntos ou temas diversos, no campo da Língua
Portuguesa, Leitura/Escrita e Linguagem, é capaz de subsidiar o trabalho
docente nas diferentes etapas do planejamento-avaliação-planejamento.
Sob o aspecto tipológico, os textos
defendem ideias, opiniões ou pontos de vista, em tese, procurando, de variadas
formas, fazer com que os ouvintes/leitores os aceite e os valorize, aplicando-os e vivenciando-os na
prática.
Esses textos, aqui ofertados, distinguem-se
em três componentes: a tese, os argumentos e as estratégias
argumentativas. TESE, ou proposição, é a ideia que a autora defende, pois
a argumentação implica divergência de opinião.
Os argumentos de cada texto são facilmente
localizados: identificada a tese, faz-se a pergunta: por quê? (Ex.: a autora
diz que ser leitor é ser cidadão (tese). Por que (argumentos).
Para finalizar, digo que a publicação deste livro é um presente aos professores (bom material em mãos), aos alunos (qualidade e temática dos textos), tudo posto numa linguagem singela, límpida, correta, elegante, que dá gosto de ler.
Para finalizar, digo que a publicação deste livro é um presente aos professores (bom material em mãos), aos alunos (qualidade e temática dos textos), tudo posto numa linguagem singela, límpida, correta, elegante, que dá gosto de ler.
Fait un bom voyage, com essa bela obra,
Prof.ª Dr.ª Luísa Karlberg, pois os leitores, com certeza, ganham excelente presente e
viajam, aqui, de primeira classe.
Dr.ª Amines
Bader
Membro Honorário da AAL
Professora
no Estado do Acre
Geógrafa
e Advogada, OAB
Nenhum comentário:
Postar um comentário