08/09/2016

MARAVILHOSA COLETÂNEA "Mundo dos textos". Vol.I Língua Portuguesa & Linguagem; Vol. II Educação & Comunicação; Vol. III Língua & Sociedade.Livros importantes no apoio aos professores e alunos quanto à leitura e interpretação de textos. Também modelos no aspecto estrutural e quanto ao gênero argumentativo. Será lançada na Bienal do Livro no mês de novembro. Haverá um pré-lançamento no Campus Floresta, por ocasião do Workshop de Língua Portuguesa & Dialectologia, em outubro próximo.




Para falar desta Coletânea "LEITURA PARA TODOS, Vol I, II, III, diz-se, inicialmente, ser de conhecimento irrefutável que a leitura e a escrita são pontes incontestáveis para que haja uma inclusão dos indivíduos dentro da sociedade. Tendo a escola a responsabilidade de sistematizar esses saberes, relembramos, aqui, não ser tarefa apenas do professor de língua portuguesa a utilização de textos suplementares, para que haja uma aquisição significativa da linguagem. Pois é a ausência da pouca compreensão da linguagem e a deficiência em leitura  a maior causa do fracasso escolar, em todas as disciplinas ou áreas de conhecimento.
E como a escola tem o compromisso e a responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se não ser papel apenas do professor de língua portuguesa, em utilizar-se de textos, para que haja, por parte dos estudantes, uma melhor e maior compreensão da linguagem. Para esse êxito, outras disciplinas do Ensino Fundamental devem lançar mão de textos que abordem temas da vida, dos mais variados gêneros disponíveis, no meio social, com um fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado.
Com o pensamento nos professores e alunos, na busca de textos, reconhecendo, pois, a importância dessa tarefa escolar, em sala de aula, não podemos nos furtar de oferecer um número significativo de textos, com temáticas variadas, para atender os professores e  estudantes brasileiros. Que a utilização desses textos, em sala de aula, aconteça com mais frequência e que este uso possa articular-se, coerentemente, dentro de uma proposta interdisciplinar harmoniosa entre as áreas de conhecimento, nas escolas de ensino médio, fundamental e mesmo nas Universidades. Ler é uma tarefa boa para todas as pessoas, em todas as idades e em todos os tempos.
Segundo as orientações apresentadas pelos PCNs, todo professor, independente da sua área de formação, deve ter o texto como instrumento de trabalho. Este, por sua vez, deveria ocupar lugar de destaque no cotidiano escolar, pois, através do trabalho orientado para leitura, o aluno deveria conseguir apreender conceitos, apresentar informações novas, comparar pontos de vista, argumentar, etc. Dessa forma, o aluno poderá caminhar adiante na conquista de sua autonomia no processo de aprendizado. No entanto, o que se observa é que construir habilidades e competências que envolvam a leitura e a produção textual é papel atribuído apenas e tão somente aos professores de língua portuguesa, limitando o espaço do texto na escola. E esse espaço deve ser ampliado e muito.
Por isso ouvem-se muitas críticas sobre as práticas pedagógicas de língua materna. Afinal, muitas são as dificuldades dos alunos, no que diz respeito ao desenvolvimento da proficiência em leitura e compreensão de um texto. No entanto, não podemos esquecer que é papel da escola, como um todo, tornar nossos alunos capazes de utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo fazer uso de informações contidas nos textos, bem como conhecer e analisar, criticamente, os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.
Foi com o pensamento voltado para esse cenário e, também, considerando que algumas instituições brasileiras demonstraram interesses sobre os meus textos, que resolvi reunir, parte deles neste livro. Também, considerei o fato de haver cedido parte desse material para o Estado de São Paulo, Secretaria de Estado de Educação e Cultura, para elaboração de livros didáticos de apoio aos professores do Ensino Médio e, ainda,  para a Organização Educacional Farias Brito, para elaborar material didático de revisão, contendo apenas questões sob o título de Resolva Enem I, que fará parte da coleção Anual Volume 2. A tiragem é de 10.000 cópias, também no Estado de São Paulo. E neste Volume V, intitulado LEITURA PARA TODOS, reuni parte dos artigos que escrevo nos Jornais: “A Gazeta do Acre” (Brasil, Acre), Agência Amazônia de Notícias (Brasil – DF) e Gosto de Ler (USA).
Conheço, de perto, as dificuldades que sentem os professores de Língua Portuguesa, especialmente, quando precisam de um texto de apoio para as aulas de gramática e mesmo de interpretação e tipologia textual, assim também para ensinar estrutura e elementos textuais. Nesse caso, devem entrar em cena, ainda, as técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou, ainda, procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada, previamente, pelo leitor, para facilitar a  compreensão do texto lido.
Ademais, os estudantes necessitam discutir, em sala de aula, temas atuais e que digam respeito ao cotidiano da vida e dos valores sociais e morais da nossa sociedade. E, nesse aspecto, o professor exerce um papel de grande importância ao propiciar não somente a aprendizagem em leitura, mas, também, ao propor modelos técnicos e procedimentos que proporcionem a compreensão leitora. O processo de ensinar seria uma forma de possibilitar ao estudante desenvolver estruturas conceituais e procedimentais, que ampliem seu desempenho diante da vida, do mundo e, sobretudo, na compreensão da linguagem, na interação com textos e com as pessoas.
Então, olhar a língua como uma realidade essencialmente dinâmica, à imagem e semelhança da sociedade, daqueles que a usam, daqueles que criam e recriam sem parar; dos que veem na língua um conjunto heterogêneo de variedades, cuja igualdade e legitimidade reconhecem; finalmente, ver na língua, pelo domínio de recursos de expressão, a possibilidade de lavar os alunos ao acesso aos bens culturais, à articulação desses bens e desse saber aos interesses de sua classe são atitudes que devem caracterizar o professor de português, são atitudes que o professor de português deve manifestar na prática da sala de aula.
Não é demais relembrar, antes de concluir, que a tarefa do professor de língua materna pode ser facilitada e enriquecida pelo apoio que a linguística moderna lhe oferece. Não se quer dizer com isso que ele deva ser um especialista na área. Deseja-se dizer, simplesmente, que é imprescindível acercar-se dos princípios que os estudos linguísticos vêm fixando nas últimas décadas, que lhe propiciariam refletir sobre inúmeros aspectos aceitos, rotineiramente, mas que, à luz dos novos conhecimentos, deveriam ser redefinidos ou até abandonados.
Espero, verdadeiramente, que os professores e os alunos gostem dos textos, com temáticas variadas, e percebam que ensinar e aprender vai além dos livros didáticos, é um exercício de vida para quem vive numa sociedade tão diversificada como esta do século XXI.
Não preparei, para cada texto, uma lista de tarefas, considerando que esta atividade diz respeito aos interesses dos professores e às necessidades dos estudantes. Ofereço, aqui, ao final do livro, uma folha com sugestões de atividades para os alunos, que poderão aplicar os exercícios no trabalho com cada um dos textos e, assim, compreender, mais claramente, a sua estrutura, elementos coesivos, coesores.
A respeito do conceito de coesão, alguns teóricos dizem que a coesão é condição necessária, mas não suficiente, para que se crie um texto. Na verdade, para que um conjunto de vocábulos, expressões, frases seja considerado um texto, é preciso haver relações de sentido entra essas unidades (coerência) e um encadeamento linear das unidades linguísticas presentes no texto (coesão).
A interpretação de texto permite que as pessoas possam estender o domínio sobre a linguagem escrita e falada e se tornem cada vez mais eficientes dentro das informações a serem transmitidas e compreendidas. Por isso a interpretação favorece a compreensão profissional e acadêmica, ofertando um maior entendimento e assimilação de conteúdo e ideias.
Para finalizar, digo que os temas aqui abordados são interessantes, dizem respeito ao cotidiano de nossas vidas, nossos valores e conceitos sobre o mundo que nos cerca. A interpretação deles permitirá, ao leitor, a compreensão de todo e qualquer texto ou discurso, que se ampliará no entendimento e no olhar de cada leitor sobre as ideias aqui postas. Trata-se de uma competência imprescindível no mercado de trabalho e na vida estudantil.
         Luísa Karlberg
              A autora


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